Bolo Chocolate - quase da Le pain quotidien

Vi essa receita no Aventuras Gastronômicas, que na verdade a viu no livro de receitas do Le Pain Quotidien. O resultado do meu ficou um pouco diferente mas mesmo assim o sabor é incrível! O bolo ficou fofo, leve e com um sabor de chocolate muito bom. Já comi com sorvete de creme (logo depois que ele é retirado do forno, ainda quente e com a casquinha de cima crocante) e com geleia caseira de morango e mirtilos; recomendo ambos (inclusive ao mesmo tempo, hehe).

Ow coisa linda!

Porção: 1 bolo normal
Nível de dificuldade: médio, a etapa mais difícil é derreter o chocolate sem molhar o fogão todo

Ingredientes
  • 200 g de chocolate amargo
  • 200 g de manteiga sem sal (ou uma barra)
  • 300 g de açúcar (ou 1 e 2/3 xícaras de chá)
  • 6 ovos 
  • 100 g de farinha de trigo (ou 2/3 de xícara de chá)
Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho maria e depois adicione a manteiga (facilita muito porque provavelmente ela estará em forma de bloco inquebrável). Já usei da Nestlé e da Hershey's e, apesar do sabor dos dois serem bem diferentes, depois que o bolo fica pronto o resultado é o mesmo. 

Bata os ovos inteiros e o açúcar até formar um creme claro, volumoso e com muito ar dentro. Como a receita não vai fermento, é essa etapa que vai definir o tamanho dele. Depois acrescente o chocolate e a farinha, eu fiz esta etapa na mão com uma espátula para manter o volume, se mexer muito ele vai murchar consideravelmente. Por outro lado, se mexer menos o chocolate não vai misturar direito porque ele vai direto pro fundo da bacia quando cai!

Deixe seu forno aquecido a 180ºC. Unte uma forma, despeje a massa e coloque-o para assar por aproximadamente meia hora. Sei que é chato dizer isso, mas depende do forno, principalmente se for elétrico ou a gás, então o jeito é ficar checando como a criança se desenvolve. Este aqui vai formar uma casquinha mais clara e meio solta por cima do bolo e como não vai muita farinha não demora muito para assar.

Comentários